
Conselhos são inúteis pois na hora de despejarmos nosso discurso politicamente correto somos Phd em razão e atitudes corretas. Agora quando a coisa se volta para nosso próprio nariz perdemos a noção do certo e errado. Somos reféns do telefone que nao toca, das mensagens sem respostas e da ausência em nosas vidas. Mas digo que cada ação tem sua reação.
Penso na aplicação da Pirâmide de Maslow, eis sua máxima incomparável :
"Um músico deve compor,
um artista deve pintar,
um poeta deve escrever,
caso pretendam deixar seu coração em paz.
O que um homem pode ser, ele deve ser.
A essa necessidade podemos dar o nome de
auto-realização."
Abraham Harold Maslow (1908 - 1970)
Segundo a Teoria de Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em cinco níveis:
1. Necessidades fisiológicas
Estas são as necessidades mais básicas, mais físicas (água, comida, ar, sexo, etc.). Quando não temos estas necessidades satisfeitas ficamos mal, com desconforto, irritação, medo, doentes. Estes sentimentos e emoções nos conduzem à ação na tentativa de diminuí-las ou aliviá-las rapidamente para estabelecer o nosso equilíbrio interno. Uma vez satisfeitas estas necessidades nós abandonamos estas preocupações e passamos a nos preocupar com outras coisas.
2. Necessidades de segurança
No mundo conturbado em que vivemos procuramos fugir dos perigos, buscamos por abrigo, segurança, proteção, estabilidade e continuidade. A busca da religião, de uma crença deve ser colocada neste nível da hierarquia.
3. Necessidades sociais
O ser humano precisa amar e pertencer. O ser humano tem a necessidade de ser amado, querido por outros, de ser aceito por outros. Nós queremos nos sentir necessários a outras pessoas ou grupos de pessoas. Esse agrupamento de pessoas pode ser a antiga tribo, ou a tribo (grupo) atual, no seu local de trabalho, na sua igreja, na sua família, no seu clube ou na sua torcida. Todos estes agrupamentos fazem com que tenhamos a sensação de pertencer a um grupo, ou a uma "tribo". Política, religião e torcida são as tribos modernas.
4. Necessidades de "status" ou de estima
O ser humano busca ser competente, alcançar objetivos, obter aprovação e ganhar reconhecimento. Há dois tipos de estima: a auto-estima e a hetero-estima. A auto-estima é derivada da proficiência e competência em ser a pessoa que se é, é gostar de si, é acreditar em si e dar valor a si próprio. Já a hetero-estima é o reconhecimento e a atenção que se recebe das outras pessoas.
5. Necessidade de auto-realização
O ser humano busca a sua realização como pessoa, a demonstração prática da realização permitida e alavancada pelo seu potencial único. O ser humano pode buscar conhecimento, experiências estéticas e metafísicas, ou mesmo a busca de Deus.
Enfim...acho que tudo se resume em buscar a satisfação plena, em todas as áreas. Mas sou uma romântica inveterada que apesar de estar sempre no topo da pirâmide vou continuar minha busca mais uma vez. O tal ...gostar de quem gosta de mim..., o frio na barriga ao simples ouvir a voz, a espera pelo toque, beijo abraço, o calor dos corpos se unindo em um só e aquela irrefreável vontade de estar junto... mesmo que para estar junto não é preciso estar perto e sim do lado de dentro, como já dizia o poeta.
Não adianta, por mim fazia um plebiscito para que a paciência fosse inclusa nos pecados capitais. Não tenho paciência, não sei ficar apática e odeio esperar. Não suporto meias palavras, meias verdades e meio comigo.
Citando Elvis.... Baby...It´s now or never!
By LU
Um comentário:
além de uma ótima professora..uma ótima amiga..e uma ótima parceira..é uma ótima escritora..adooro³..teu blog tá lindo sora..continua assim que tu vai longe ^^ não so muito boa de comenta nisso ai..mais eu tentei!
teamo sora ♥
Postar um comentário