sábado, 19 de janeiro de 2008

Mr. Maslow was definetely right!!!!!



Nossos corações deveriam vir com manuais de instruções para quando desses algum "sistem failure" abríssemos a página correspondente ao problema e o solucionaríamos. Superar mágoas e dar uma nova chance? Vá até a pagina de reparos recentes. Orgulho e mal humor? Vá até página de defeitos técnicos. Falta de carinho e atenção e sensação de estar " out of his life" vá até a página de manutenção preventiva. Agora se a situação está periclitante nem adianta solicitar a garantia, pois em relacionamentos, não há garantia de absolutamente nada. Não há 'para sempre' nessa área.
Conselhos são inúteis pois na hora de despejarmos nosso discurso politicamente correto somos Phd em razão e atitudes corretas. Agora quando a coisa se volta para nosso próprio nariz perdemos a noção do certo e errado. Somos reféns do telefone que nao toca, das mensagens sem respostas e da ausência em nosas vidas. Mas digo que cada ação tem sua reação.
Penso na aplicação da Pirâmide de Maslow, eis sua máxima incomparável :

"Um músico deve compor,
um artista deve pintar,
um poeta deve escrever,
caso pretendam deixar seu coração em paz.
O que um homem pode ser, ele deve ser.
A essa necessidade podemos dar o nome de
auto-realização."

Abraham Harold Maslow (1908 - 1970)

Segundo a Teoria de Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em cinco níveis:

1. Necessidades fisiológicas
Estas são as necessidades mais básicas, mais físicas (água, comida, ar, sexo, etc.). Quando não temos estas necessidades satisfeitas ficamos mal, com desconforto, irritação, medo, doentes. Estes sentimentos e emoções nos conduzem à ação na tentativa de diminuí-las ou aliviá-las rapidamente para estabelecer o nosso equilíbrio interno. Uma vez satisfeitas estas necessidades nós abandonamos estas preocupações e passamos a nos preocupar com outras coisas.

2. Necessidades de segurança
No mundo conturbado em que vivemos procuramos fugir dos perigos, buscamos por abrigo, segurança, proteção, estabilidade e continuidade. A busca da religião, de uma crença deve ser colocada neste nível da hierarquia.

3. Necessidades sociais
O ser humano precisa amar e pertencer. O ser humano tem a necessidade de ser amado, querido por outros, de ser aceito por outros. Nós queremos nos sentir necessários a outras pessoas ou grupos de pessoas. Esse agrupamento de pessoas pode ser a antiga tribo, ou a tribo (grupo) atual, no seu local de trabalho, na sua igreja, na sua família, no seu clube ou na sua torcida. Todos estes agrupamentos fazem com que tenhamos a sensação de pertencer a um grupo, ou a uma "tribo". Política, religião e torcida são as tribos modernas.

4. Necessidades de "status" ou de estima
O ser humano busca ser competente, alcançar objetivos, obter aprovação e ganhar reconhecimento. Há dois tipos de estima: a auto-estima e a hetero-estima. A auto-estima é derivada da proficiência e competência em ser a pessoa que se é, é gostar de si, é acreditar em si e dar valor a si próprio. Já a hetero-estima é o reconhecimento e a atenção que se recebe das outras pessoas.

5. Necessidade de auto-realização
O ser humano busca a sua realização como pessoa, a demonstração prática da realização permitida e alavancada pelo seu potencial único. O ser humano pode buscar conhecimento, experiências estéticas e metafísicas, ou mesmo a busca de Deus.



Enfim...acho que tudo se resume em buscar a satisfação plena, em todas as áreas. Mas sou uma romântica inveterada que apesar de estar sempre no topo da pirâmide vou continuar minha busca mais uma vez. O tal ...gostar de quem gosta de mim..., o frio na barriga ao simples ouvir a voz, a espera pelo toque, beijo abraço, o calor dos corpos se unindo em um só e aquela irrefreável vontade de estar junto... mesmo que para estar junto não é preciso estar perto e sim do lado de dentro, como já dizia o poeta.

Não adianta, por mim fazia um plebiscito para que a paciência fosse inclusa nos pecados capitais. Não tenho paciência, não sei ficar apática e odeio esperar. Não suporto meias palavras, meias verdades e meio comigo.

Citando Elvis.... Baby...It´s now or never!

Love you guys........

By LU



Um comentário:

Unknown disse...

além de uma ótima professora..uma ótima amiga..e uma ótima parceira..é uma ótima escritora..adooro³..teu blog tá lindo sora..continua assim que tu vai longe ^^ não so muito boa de comenta nisso ai..mais eu tentei!
teamo sora ♥